Autoimagem: Como você se vê?
Imagine receber um elogio inesperado e como resposta você dizer: “Como? Eu não sou assim, algo está errado.” Isso pode ser um reflexo da sua autoimagem.
Como você se vê? Foque no interior, não nos aspectos físicos, como seu rosto, seu corpo, ou seus cabelos. Quando você fecha os olhos e pensa em si mesmo, quem você vê? O elogio recebido condiz com a pessoa que você enxerga?
Volte um tempo atrás, reviva algumas memórias e imagine como você se via no passado. A autoimagem é resultado da sua vivência, das suas experiências, frustrações, alegrias, decepções e felicidade.
Por isso, quando você se espanta ao receber um elogio, certamente isso se deve a algo ou a um conjunto de fatores que você experimentou ao longo da sua jornada. Da mesma forma acontece quando aquilo que você enxerga de si mesmo corresponde ao que veem em você. Tudo é reflexo da sua trajetória.
Quando a autoimagem é negativa causa sofrimento emocional e influencia a vida do indivíduo de forma também negativa. Por isso compreender a autoimagem é importante para manter o equilíbrio na vida. Ninguém gosta de se sentir mal consigo mesmo, incomodado com o que vê.
A autoimagem passa por aquilo que você atribui como relevante, por exemplo, caso você considere ser promovido no trabalho como algo relevante, certamente irá se sentir mal se não conseguir, caso isso se repita outras vezes, poderá influenciar a sua autoimagem, fazendo com que você se enxergue como alguém incapaz.
Em todas as ocasiões, a autoimagem se forma como reflexo das nossas experiências de vida. Quando se chega a um ponto crítico, no qual a sua autoimagem influencia diretamente de forma negativa na sua vida, é preciso intervir. Como? Uma das formas é através da Constelação Familiar, técnica criada por Helling. Na Constelação tudo encontra resposta, seja a que você espera ou não. Constelar contribui para você encontrar a sua própria resposta, dentro de si mesmo, entrando em sintonia com o seu próprio ser.
Constelar desperta a consciência e ajuda a encontrar o equilíbrio, percebendo os bloqueios que você tinha em sua mente. Assim como na psicologia transpessoal, que transcende a psicologia tradicional, buscando na alma as respostas para os dilemas que você vivencia. Acreditando que você é corpo e alma, elementos que se completam formando seu Ser.
Por isso, o Instituto Delphos idealizou o Método CER. Para equilibrar e despertar a consciência do seu Ser buscando alcançar a realização dos verdadeiros desejos e propósitos que você tem.
Lembre-se que compreender a sua autoimagem começa entendendo o que a formou, nem sempre ela corresponde ao que você realmente é.